Especial Zelador: Como facilitar a inspeção geral - FOCCARE
Compartilhe:
Especial Zelador: Como facilitar a inspeção geral - FOCCARE
05/02/2021

Especial Zelador: Como facilitar a inspeção geral

O nome desse profissional já revela aquilo que ele faz: Zela por algo, ele é o responsável por cuidar do andamento das atividades do condomínio.

Como encarregado dessa função o zelador deve ter o mínimo conhecimento de como gerenciar e conversar, não só com os funcionários, mas também com os moradores e outras pessoas envolvidas na vida do condomínio, principalmente quando o síndico não estiver presente no condomínio.

Além de suas habilidades, um zelador também pode utilizar um checklist, diário, semanal ou até mesmo mensal, a fim de ajudá-lo nas suas funções. Desse modo, a manutenção do condomínio estará sempre em dia, evitando gastos exorbitantes em manutenções emergenciais.

 

Quais são as principais funções de um zelador?

 

Se você mora em um condomínio e todas as atividades que o envolvem está em dia, agradeça ao seu zelador. Dentre as funções legais atribuídas a um zelador estão:

Criar e organizar a escala de serviço;

• Ser responsável pelas chaves reservas dos prédios;

• Orientar e distribuir as tarefas dos seus subordinados;

• Encaminhar aos responsáveis as correspondências postais, encomendas, entre outros

• Inspecionar todas as áreas relacionadas ao condomínio, tais como: pátios, áreas e instalações do prédio verificando se existe a necessidade de limpeza ou reparo, comunicar qualquer necessidade de reparo ao síndico;

• Executar serviços de manutenção geral, como troca de lâmpadas e fusíveis;

• Encarregar-se da recepção, conferência e distribuição de material de limpeza usados na manutenção do condomínio;

• Assumir as atribuições de um porteiro, quando for necessário;

• Acompanhar e controlar as instalações do prédio, como elevadores e bombas d’água;

• Acompanhar e fiscalizar as mudanças, sempre se atentando as datas previstas (se estão sendo cumpridas);

• Mapear com antecedência um cronograma do que deve ser executado, a fim de evitar imprevistos;

• Cuidar para que o lixo seja sempre recolhido nos dias corretos;

• Elaborar uma escala de serviço dos empregados do prédio;

• Atender e orientar os moradores sobre assuntos importantes do condomínio;

• Programar, em conjunto com o síndico, a escala de férias própria e dos outros empregados.

 

Mudanças e novos impactos na função

 

As mudanças ocorrem em qualquer função e nesse caso não seria diferente, o zelador por exemplo antes era uma “faz tudo” que contribuía com qualquer função dentro do condomínio, porém com os novos impactos da era, o perfil desses profissionais vem mudando em decorrência das novas características do setor, como afirma Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH.

A maior mudança além do aumento do respeito pelas leis trabalhistas, foi a migração do zelador, que antes viviam no condomínio já hoje eles cumprem sua carga horária e voltam para suas casas.

 

O porquê por trás dessa mudança

 

Os avanços tecnológicos geraram uma nova demanda de trabalho que vem afetando o trabalho de muitas pessoas, assim como dos zeladores. Isso porque inovações nas portarias têm sido cada vez mais comuns, como por exemplo as portarias remotas, que garante mais segurança e facilidades no dia a dia de moradores e funcionários.  

A portaria remota está se tornando mais popular a cada dia e vem sendo implementada em diversos condomínios. Devido a esse novo equipamento, que tem intuito de facilitar a entrada e saída de condôminos e visitante, a rotina de serviço dos zeladores está ganhando uma nova demanda onde surge novos equipamentos e novas manutenções para ficar atento.

 

Como facilitar o serviço?

 

Com tantas funções e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, além de muitas verificações para fazer, algo importante pode estar passando despercebido, uma forma de auxiliar o dia a dia das funções do zelador é a criação de uma checklist, com rotinas diárias ou não, visando sempre a prevenção de possíveis problemas e garantindo o bom funcionamento de todos os equipamentos.

Pensando nisso nós da Foccare produzimos uma checklist para contribuir com a preservação das áreas do condomínio, com diversas verificações e etapas para que nada fique para trás.

Faça download da sua checklist aqui e facilite seu trabalho diário criando rotinas organizadas para não perder nada.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'tidy' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: