Compartilhe:
Especial Zeladores – A comunicação é essencial  - FOCCARE
26/02/2021

Especial Zeladores – A comunicação é essencial

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é uma ferramenta essencial para manter relações dentro da organização, além de manter o serviço muito mais coeso e organizado.

Dentro de uma grande organização, como o condomínio, é imprescindível que a comunicação entre zelador, equipe e condomínios seja muito claro e objetiva. Com tantas tarefas atribuídas saber liderar é uma característica muito importante para esse profissional.

Siga lendo esse artigo e veja as características essenciais para qualquer zelador que queira aprimorar seu trabalho no dia a dia.

Saiba liderar

Saber liderar e delegar é o que vai fazer o trabalho do zelador ser mais produtivo e mais organizado, isso porque esse profissional já tem diversas atribuições, se as funções de cada um não forem atribuídas aos seus respectivos profissionais ele pode ficar com uma carga de trabalho maior do que é possível e isso é válido tanto para condomínios comerciais quanto para os residenciais.

Mas além de dizer o que quer de cada um, e pontuar em como o funcionário pode melhorar, dando ele caminhos para seguir.

Se o seu perfil não está tão voltado a liderança não precisa se desesperar! É possível aprender como ter traços de um líder e é isso que iremos apresentar

Mas como ser um bom líder? 

Estar em um cargo que demanda essa característica é sempre desafiador por isso listamos algumas atitudes que podem te guiar no seu dia a dia como zelador:

- Entenda quais são os objetivos: O planejamento e a organização devem estar bem claros desde o início;

- Conheça bem sua equipe: Conheça bem as pessoas que estão ao seu redor, sua equipe, aqueles que trabalham junto com você e saiba suas funções;

- Reconheça os resultados: É motivante ver que suas ações tiverem um bom resultado no final, por isso reconhecer as boas ações dos funcionários é necessário.

Além dessa característica o profissional precisa ter certas competências em seu perfil para desempenhar um trabalho satisfatório.

Competências para o perfil de um bom zelador

Como vimos o trabalho de um zelador requer muito conhecimento na área, além das operações diárias.

 

Como já vimos, a comunicação é importante e essencial nesse cargo, outro atributo que ajudará muito é conhecimento, ainda que básico, nas áreas de manutenção e elétrica, para poder reconhecer quando há um problema nessas áreas e como resolvê-los.

O papel do zelador é fundamental para as demandas operacionais dentro de um condomínio, por isso conhecer bem as áreas, os funcionários e reconhecer as manutenções que podem surgir é o que o torna tão essencial para o bom funcionamento do condomínio.

Para facilitar o trabalho e ajudar os zeladores, nós disponibilizamos uma checklist para a inspeção geral. Acesse aqui e saiba mais.

Acompanhe as redes sociais da Foccare para mais conteúdos especiais para zelador nesse mês tão especial para esse profissional.

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP